Vozes do Paraopeba – 19ª edição: Direito à liquidação coletiva e participação informada
Atingidos e Atingidas da Bacia do Paraopeba realizam atos com as Instituições de Justiça pela Liquidação Coletiva dos danos individuais e pelo Direito à Assessoria Técnica.

Corte de 50% do orçamento exige demissões e reestruturação profunda na Assessoria
O primeiro semestre no ano de 2023 foi marcado por decisões que interferiram no trabalho das ATIs e na reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Entre elas, destacamos o corte feito pelas Instituições de Justiça de cerca de 50% do orçamento aos Planos de Trabalho das ATIs
anteriormente aprovados e a decisão da Liquidação Coletiva dos Danos, que daria início a fase coletiva de identificação, comprovação e cálculo dos danos individuais causados às pessoas atingidas pelo rompimento.
Como consequência desse corte, a Aedas efetuou o desligamento de mais de 80 trabalhadores ainda no primeiro semestre e precisou reestruturar a metodologia de atuação da assessoria e a própria organização interna da entidade.
O andamento da liquidação coletiva dos danos encontra-se suspenso após o recurso da Vale S.A.
Em resposta ao recurso da Vale, a Defensoria Pública Estadual – DPE se colocou contrária à liquidação coletiva dos danos individuais homogêneos, indo em sentido oposto ao de sua primeira manifestação, que refletia também os posicionamentos e interesses expressos das pessoas atingidas.
Em resposta a posição da DPE, o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – foi marcado por manifestações e reuniões com defensores públicos, procurador-geral e desembargador do TJMG.
Os atos foram organizados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens e reuniram grupos atingidos de todas as Regiões da Bacia do Paraopeba e Represa de Três Marias.
As pessoas atingidas reivindicaram o Direito a liquidação coletiva das Indenizações Individuais, denunciaram o corte do orçamento das ATIs que fere a participação informada das pessoas atingidas no processo de reparação e defenderam o direito a Assessoria Técnica Independente.









Nesta edição, você também vai encontrar:
📰 Vozes da Gente: Pessoas Atingidas criticam corte dos recursos das Assessorias Técnicas Independentes.
📰 Histórias Atingidas: Conheça as histórias de Maura e Marli, duas amigas unidas pela pescaria no Rio Paraopeba.
📰 Anexos I.3 e I.4: Povos e Comunidades Tradicionais têm seus projetos pré-selecionados e validam escolhas.
📰 Entrevista: Flávia Gondim, Coordenadora Institucional da Aedas Paraopeba fala sobre corte de recursos e o impacto da decisão das Instituições de Justiça nas Assessorias.
📰 Audiência na Câmara Federal: Atingidos participam de audiência para debater rompimento da barragem em Brumadinho.
📰 Giro de Notícias: Giro rápido de notícias do último mês.
Leia a edição completa do Jornal:
Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou mobilizadora que acompanha sua comunidade.