Direito à participação, entrevista sobre o Anexo I.1 e decisão envolvendo fase de liquidação de danos são destaques desta edição
4 anos de Assessoria Técnica: o preço de ser independente

Esta edição do Vozes do Paraopeba é cheia de significados. Em maio, completa-se 4 anos que a Aedas foi escolhida como Assessoria Técnica Independente das Regiões 1 (Brumadinho) e 2 (Betim, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, São Joaquim de Bicas e Matheus Leme – PCTRAMA) da bacia do Paraopeba. Maio é também um mês que marca importantes lutas históricas das pessoas que vivem e resistem nesses territórios, como o Dia do Trabalhador e o 13 de maio, data do fim do regime escravista que deixou marcas profundas nesses territórios.

Hoje, após 4 anos, o trabalho das Assessorias Técnicas independentes junto às pessoas atingidas está em risco, não apenas pela falta, mas pela imprevisibilidade e má gestão dos repasses de recursos. Nesse período, foram um Plano Operacional Transitório e 4 Planos de Trabalhos escritos sob orientação da coordenação metodológica e das instituições de justiça, mas sem aprovação. O último Plano enviado foi aprovado em fevereiro de 2023, mas sofreu um corte de 50% dos recursos, forçando uma desmobilização massiva antecipada ainda neste semestre. Essa desmobilização cria um ambiente de insegurança para as pessoas atingidas, para os trabalhadores das ATIs e impacta diretamente a atuação nos territórios limitando,
portanto, direitos conquistados.

Nestes 4 anos de permanente luto e a luta pela reparação integral, a Assessoria Técnica independente, prevista na Lei Estadual nº 23.795/21 (PEAB), é hoje a conquista mais palpável das pessoas atingidas, por ser ela o canal de voz pelo qual as pessoas atingidas buscam equilibrar os tantos níveis de desigualdade de condições, de força, recursos e poder entre pessoas atingidas e a Mineradora Vale (Poluidora pagadora). Por isso, o caráter INDEPENDENTE não é uma mera palavra, não tem preço, mas carrega em si um sentido profundamente diferenciador do papel da Assessoria Técnica das pessoas atingidas.

Audiência pública sobre corte de recursos das ATIs da Bacia do Paraopeba, na ALMG, em 09/05/23. Foto: Valmir Macêdo
Nesta edição, você também vai encontrar: 

Vozes da Gente: Atingidos falam sobre a importância do Anexo I.1 do Acordo

Histórias Atingidas: Anaise e Silvestre contam suas histórias e falam sobre o significado do 13 de maio

Dia 13 de maio: Registros históricos demonstram a relação entre Raça, Mineração e Trabalho

Liquidação: Vale S.A. continua com a obrigação de pagar as indenizações individuais

Leia a edição completa do Jornal: 

Cartaz especial

Na página 12, a edição traz um cartaz especial em alusão ao 13 de maio, com colagens de fotos e ilustrações históricas que retratam o tema Raça, Mineração e Trabalho, tema das páginas 6 e 7.

Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou mobilizadora que acompanha sua comunidade.