04 anos de rompimento em Brumadinho: por Memória, Justiça e Esperança.

Desde o rompimento da Barragem Córrego do Feijão em Brumadinho, há 4 anos, o dia 25 de janeiro é todo dia para as pessoas atingidas, especialmente, para quem perdeu familiares e amigos no desastre-crime. Desde então, a vida nestes territórios foi transformada.

Os 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos despejados no rio Paraopeba trouxeram diversos danos à saúde e ao meio ambiente. Estudos realizados após o rompimento demonstraram que 44% das águas subterrâneas e para consumo humano nas comunidades de Brumadinho não atenderam ao padrão de potabilidade do Ministério da Saúde devido à presença de metais contaminantes.

Neste ano, a IV Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho tem a defesa do Direito a Água como tema principal articulado com o lema Memória, Justiça e Esperança

Neste ano, a IV Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho tem a defesa do Direito a Água como tema principal articulado com o lema Memória, Justiça e Esperança.

Memória para que as vidas das 272 joias soterradas pela lama com seus projetos e sonhos interrompidos não sejam esquecidas e transformadas em números estatísticos. Que essas vidas sejam inspiração de força, luta e resistência.

Justiça para que os responsáveis sejam identificados, punidos e responsabilizados. Para que a impunidade não prevaleça e nunca mais se repita tamanha tragédia/crime.

Esperança como elemento de força e resistência que impulsiona a luta dos que acreditam e trabalham pela justiça e reparação dos rios, da água, dos peixes, das plantas, do ar como condições essenciais para que a vida das pessoas e da Natureza nesse territórios sejam restauradas.

Assim, nos somamos à todas as pessoas atingidas e às organizações populares, sociais e religiosas que, neste 25 de janeiro de 2023, se reúnem novamente em Memória das 272 joias e em solidariedade mútua aos que resistem nestes territórios banhados pelas águas do Paraopeba, pelo sangue das joias, pela luta, fé e esperança.

Nesta edição, você também vai encontrar: 

  Vozes da Gente: Nesta Edição destacamos a importância e a voz das Organizações Populares que atuam no território.

   Histórias atingidas: O dia 25 de janeiro de 2019 atingiu muitas vidas e histórias ao longo da Bacia do Paraopeba.Conheça algumas delas

   04 anos do rompimento: IV Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho acontece no dia 25 de janeiro de 2023. 

   Danos à população: Rompimento segue causando danos à saúde, meio ambiente e segurança em Brumadinho.

Leia a edição completa do Jornal: 

Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou mobilizadora que acompanha sua comunidade.